quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Olá Mundo

Este é o primeiro parágrafo e gostaria de explicar um pouco o porque da criação deste BLOG. Neste data (AGO 2010) estou praticamente iniciando no mundo da programação DotNet. Ao mesmo tempo já programava minha rotinas em LISP aqui pra empresa(CH2M).

Antes de fazer o curso de C#, vi que a Autodesk dispunha de uma vasta biblioteca para C#, C++ ou Object ARX e resolvi procurar um pouco mais sobre manuais ,tutoriais ou exemplos. Vi que os materiais em Português são bastante escassos e creio também que não deve existir muitos desenvolvedores no Brasil.

Resolvi mostrar os passos que estou seguindo para juntar materiais a respeito e encurtar um pouco o caminho dos que estão iniciando. Espero também encontrar outros desenvolvedores Autocad ou mesmo fazendo integração a outros softwares utilizando o C# como plataforma.

7 comentários:

  1. Para quem apostou no VBA ( e eu fui um deles) a Autodesk chutou o balde. Não oferece uma solução satsifatória e deixou para o programador a obrigação de arranjar a interface e inúmeros problemas mais. Além disso a única ferramenta gratuita é o Visual Studio Express. Mas o help do .NET não se compara com o bom e velho help do VBA.

    Migrei do AutoLISP para o VBA com extrema facilidade, já não posso dizer o mesmo da migração do VBA para o .NET.

    Hoje a Autodesk aposta no .NET o que será que virá no futuro? Há anos atrás ela com o AutoCAD 14, por volta de 1996 (se não me engano) ela apostou no VBA.

    Que alternativa resta? Não atualizar mais a versão ou envistir novamente tempo e dinheiro para migrar para o .NET? E o suor investido no VBA?

    ResponderExcluir
  2. Oi Hanauer.. So hoje vi que vc postou outros comentários... Você com certeza foi bem mais longe na questão técnica de programação com .NET..!!

    Amigo.. Eu acabei adotando o C# não só pelo questão do Autocad, porque acho que fosse só pra isso, eu ainda estaria com o LISP e VBA mesmo..!

    O que eu realmente estou achando interessante é que há outras ferramentas no mercado que estão adotando o C# como plataforma de programação e estou vendo que as ferramentas de operação podem ser integradas com o uso desta plataforma, e também pode ser um mercado promissor.

    Não sei o que você já teve de retorno com customizações no autocad. Posso estar errado, mas não vejo muitas empresas correndo atrás de programadores em LISP, VBA ou .NET para Autocad.

    O fato de programar a bater a cabeça no Autocad pra mim é por pura paixão , já que a primeira linguagem em que programei foi LISP e depois de 15 anos ainda acho legal..!!

    Acho que tudo tem seu lugar e é interessante acompanhar a evolução desta história, pois afinal de contas nada é perdido...!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Bom também sou um iniciante em C#.
    Minha opnião sobre a nova api é que muito poderosa pelo que tenho visto em alguns blogs e foruns, mas também muito complexa.
    Mas com muito esforço e dedicação um dia chegarei lá.
    Parabenizo você Alexandre, pela iniciativa deste blog, pois quem sabe no futuro este blog irá ajudar muitos amadores assim com eu.
    Abraço
    Robson

    ResponderExcluir
  4. Oi Robson,

    É isso aí.. Eu iniciei mas a contribuição é de todos..Se tiver dicas e código manda que eu os publico com prazer...!!

    Abraços,
    AleFujita

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Amigos, estou iniciando no desenvolvimento em AutoCAD e gostaria de saber se é possivel ler um arquivo DWG apartir de uma aplicação desenvolvida em C# fora do AutoCAD?

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Andre..!!!

    Em um dos ultimos POSTs eu coloquei a referencia de como desenvolver sem o AutoCAD...!!!

    Estou procurando mas está bem difícil de achar...!!

    Abraços amigo..!!
    AleFujita

    ResponderExcluir
  7. Ola Ale, obrigado pela resposta e desculpe a falta de atenção.

    Que complicação, todas as bibliotecas para desenvolver sem AutoCAD são pagas, o RealDWG da Autodesk é de preço bem elevado, isso complica. O jeito será desenvolver dentro do AutoCAD mesmo.

    Obrigado pela ajuda e parabens pelo blog.

    Abraços

    ResponderExcluir